terça-feira, 8 de novembro de 2011

TCI - EVP - ITC - FVE - Espiritísmo e Religião


TCI - EVP - ITC - FVE - Espiritismo e  Religião.

``O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal". ( Allan Kardec "O que é Espiritismo" - Preâmbulo)

**********

`` O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança."
 ( Allan Kardec O Evangelho Segundo O Espiritismo - cap. VI - 4)

***********
Spiritualism is not religion. `` Spiritualism is a science that deals with the nature, origin and destiny of Spirits, as well as their relations with the world body. "(Allan Kardec" What is Spiritualism "- Preamble)

********* * `` Spiritism realizes what Jesus said of the promised Consoler knowledge of things, doing the man know where he comes from, where you are going and why on earth, attracts to the true principles of God's law and offering consolation through faith and by hope. " (The Gospel According to Allan Kardec Spiritism - ch. VI - 4)

Ensinos Fundamentais da Doutrina Espírita

  • Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom
  • O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imaterias.
  • Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados, que são os homens, existe o mundo espiritual, habitação do Espíritos desencarnados.
  • No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferents graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evolúidos que os homens.
  • Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o que seu autor. abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
  • O homem é um Espírito encarnado em um corpo material. O períspirito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.
  • Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.
  • Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.
  • Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, duurante e depois de cada encarnação.
  • Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.
  • Os Espíritos evoluem sempre. em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seus progresso intelectual e moral depende dos eforços que façam para chegar à prefeição.
  • Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que que predomina; Espíritos Imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desjo do mal e pelas paixões inferiores.
  • As relações dos Espíritos com os homens são constantes e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos induzem ao erro.
  • Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina ue ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.
  • A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade.
  • O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas consequências de suas ações.
  • A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.
  • A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural e é o resultado de um sentimento inato no homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
  • A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte as tentações do mal e Deus leh envia bons Espíritos para assití-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.

KARDECIAN SPIRITIST  SOCIETY OF FLORIDA
http://www.kardecian.org/espiritismo.html#que




  • O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenos, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais ou quaisquer objetos, rituais ou formas de culto exterior.









  • ■ Spiritism has no clergy and not adopt or use in their meetings and their practices: altars, images, litters, candles, processions, sacraments, concession of indulgences, religious vestments, alcoholic or hallucinogenic beverages, incense, tobacco, talismans, amulteos , horoscopes, cartomancy, pyramids, crystals or any objects, rituals or external forms of worship.


     **********************************************************************************

     "Revista espírita" de dezembro de 1868, intitulado "O espiritismo é uma religião?"
    "o laço estabelecido por uma religião é um laço essencialmente moral, que liga os corações, que identifica os pensamentos, [...].

    O efeito desse laço moral é o de estabelecer entre os que ele une, [...] a fraternidade e a solidariedade, a indulgência e a benevolência mútuas. [...]

    Se assim é, perguntarão, então o espiritismo é uma religião?

    Ora, sim, sem dúvida, senhores; no sentido filosófico, o espiritismo é uma religião".


    "O espiritismo, não tendo nenhum dos caracteres duma religião, na acepção usual da palavra, não se poderia, nem deveria ornar-se de um título sobre o valor do qual, inevitavelmente, seria desprezado; eis porque ele se diz simplesmente: doutrina filosófica e moral".


     Allan Kardec


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário